Inseto parasitóide usando seu ovopositor

Já viu o ovipositor de um parasitóide em ação?

Na vídeo a seguir você verá como a natureza é interessante e muitas vezes bizarra, a ponto de nos deixar assustados. Na imagem, uma fêmea de Pachycrepoideus vindemmiae usa seu ovopositor para escolher o melhor lugar para depositar seus futuros filhotes. A “vitima” é uma pupa da mosca drosophila-da-asa-manchada (Drosophila suzukii).

Ainda que o ovipositor atravesse o envoltório pupal, P. vindemmiae é um ectoparasiotide, então, o ovo e a consequente larva irão se desenvolver no espaço entre o envoltório pupal e a pupa de D. suzukii, e não no interior do hospedeiro como inicialmente pode parecer.

D. suzukii (hospedeira de P. vindemmiae) é considerada uma praga de origem no sudeste asiático e que compromete a produção de de frutas vermelhas (morango, framboesa, amoras, mirtilo, cereja, etc.). Além da Ásia, esta mosquinha está presente nos EUA e Europa desde 2008, e no Brasil desde 2013. O parasitóide P. vindemmiae é responsável pelo controle desta praga e já é utilizada tanto na Ásia quanto nas regiões invadidas pela praga.

A filmagem foi feita pela estudante de graduação Briana Price, do Departamento de Horticultura da Oregonstate.