Qual o sintoma de quando precisa trocar o óleo do câmbio do Ford Focus?

Tenho um Ford Focus 2013, motor duratec 2.0. Quando eu devo trocar o óleo do câmbio?

Descrição: o grande lance é que em retomadas (após lombada por exemplo) eu sinto que ele acelera e não anda. Meio que patina e se perde na troca. Aí acerta a marcha e vai.

Confira o que alguns donos falam sobre o assunto:

Lupinetti Douglas – Se chegar aparecer sintoma, é porquê passou da hora amigo. Tenta verificar a cor do óleo pela vareta e o cheiro, geralmente se troca de 60 em 60 mil em condição severa de uso. Mas você pode sentir alguns trancos, ou o giro subindo e o carro não desenvolve, tremores com ele parado e o D acionado etc.

André Felipe – Cara, talvez apresente alguns solavancos nas passadas das marchas, coloração escura e cheiro de queimado no óleo. Se apresentar cheiro de queimado, deve ter fritado os discos internos. Mas a princípio o óleo suja mesmo. Com a troca resolve o solavanco e troque o filtro também. O correto nesse caso, seria passar o aparelho de diagnóstico no seu carro, para ver a regulação de pressão das eletroválvulas da caixa. Elas que regulam a pressão de óleo dentro da caixa.

Adrian – Cara troca em 60 mil km ou no máximo 80 km, como já disseram, um fluido em mal estado pode segurar limalhas, demorar na troca das marchas, ou até mesmo não trocar etc.

Ford Focus 2013 1.6 flex